paid-de-joelhos

Autor: Pastor Nilton Santos
Categoria: Crescimento Emocional
Páginas: 150
Edição: 7ª

Falar de família é algo que toca o meu coração, a família é o projeto mais importante de Deus, porém tem sofrido e sido lapidada durante os anos. Eu tenho lidado com as dores da família.

È importante e vital que os pais orem pelos seus filhos. Pais de joelhos além de orar pelos filhos, significam várias atitudes importantes.

Queria começar perguntando a vocês qual a função dos pais? Precisamos viver na prática aquilo que Isaías disse: Viver o fim, olhar para o fim, porque Deus mostra o fim, o propósito. Sabe qual o objetivo, ou seja, o fim de uma família? Nós precisamos enxergar o fim. Você sabe qual a função da família? A Bíblia diz que diz que os filhos são como flechas, que precisam ser preparadas e trabalhadas para acertar o alvo, os filhos são como flechas nas mãos do guerreiro e os pais são guerreiros. Salmos 127:4(Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude).

Não é em vão falar que a palavra pecado significa errar o alvo, quando um ser humano, que foi criado de uma forma carinhosa, amorosa e especial por Deus vive nesta terra fora de certos princípios e valores, ele erra o alvo. Muitas vezes achamos que pecado é fazer isto ou aquilo, mas não é assim. O problema principal que dói no coração de Deus, é que as pessoas erram o alvo, perdendo o propósito pelo qual foram criadas.

Deus não é um Deus desmancha prazeres, é que tudo aquilo que nos desvia do nosso alvo faz mal. Então eu quero dizer a vocês, que a principal função dos pais além de suprir as necessidades emocionais dos filhos é formar filhos para cumprir um propósito nesta terra, você tem que olhar para o seu filho ou filha e ver o futuro deles. Eu tenho dito para alguns pais cujos filhos estão em drogas completamente destruídos, que não olhem o que está acontecendo agora, mas que vejam o fim.

Pais vocês precisam ter fé, você tem que ver o fim, enxergar o que Deus tem lá na frente. Pais de joelhos é ter a função de capacitar os filhos, a responsabilidade dos pais é criar os filhos para que eles vivam sem vocês, que sejam melhores do que vocês, que sejam capacitados para gerenciar suas próprias vidas, sem dependência de vocês. Os filhos precisam se tornar adultos saudáveis, nós temos uma geração imatura, vivemos hoje uma geração de pessoas com 30, 40,50 anos e que não gerenciam suas próprias vidas, isto tem sido uma calamidade.

Um adulto saudável é aquela pessoa capaz de estabelecer um relacionamento adulto com outra pessoa, seja em nível de casamento, por exemplo, de uma forma respeitosa, de uma forma delicada, carinhosa. Um adulto saudável é uma pessoa que administra suas próprias finanças de forma organizada, um adulto saudável é uma pessoa que é capaz de exercer uma profissão, ou é capaz de fazer algo que seja útil à sociedade, um adulto imaturo, sem autonomia, é uma pessoa que se envolve em vícios.

A função dos pais é formar maturidade, eu gosto sempre de dizer: “Deus é um pai saudável, ele não cede pra nós. Porque ele tem um propósito e trabalha para cumprir este propósito, ele nos dá limites, nos ama, nos ensina, ele sonha conosco, com nosso futuro”. Um adulto imaturo é instável emocionalmente, um adulto imaturo não administra o seu dinheiro, um adulto imaturo não sabe relacionar, não sabe expressar afeto, não sabe resolver seus problemas, e saber lidar com gente é muito mais importante do que qualquer tipo de conhecimento. Nós precisamos compreender que a função dos pais é capacitar os filhos, é treinar os filhos para a vida, a violência que nos vivemos hoje no mundo é resultado de imaturidade. Sabe por que uma pessoa é violenta? Uma pessoa é violenta porque não suporta ser frustrada. Uma pessoa que não foi treinada que não teve limites de forma adequada ao longo da sua infância, ela se torna violenta porque não tem limites. Ouvi recentemente a história de uma pessoa, um homem de 40 anos que não teve limites, passou a vida inteira fazendo o que queria, se drogando e aprontando e a pouco tempo ele foi preso, apareceu na televisão e sabe o que ele disse? “Gente eu preciso ficar aqui dentro da cadeia, é o único lugar que eu me sinto seguro, porque aqui eu não faço nada de errado, porque aqui eu tenho limite”.

Os pais precisam mudar os paradigmas, os pais acham que devem viver em função dos filhos. Os pais devem falar com os filhos uma vez só, e calmamente. Pais de joelhos filhos em pé, significa pais que vencem o orgulho, o orgulho é um disfarce para esconder nossas feridas, nossas inseguranças, nossos medos. Pais que são orgulhosos não reconhecem que precisam de ajuda, não reconhecem que precisam crescer que também tem seus problemas, os pais trazem uma história também, pais de joelhos são aqueles que vencem o orgulho, pais de joelhos são pais que reconhecem suas próprias dores e tem coragem de buscar ajuda pais de joelhos são pessoas que investem no seu próprio crescimento. Eu escuto muitas pessoas dizendo assim: “Puxa eu abri mão de mim mesmo, abri mão dos meus sonhos para cuidar de meus filhos”. Pois isso é a pior coisa que um filho pode escutar na vida, porque isso se torna dívida impagável, quando o filho escuta isso ele se sente culpado e a culpa é um desmancha prazeres.

 

 


  • Blog
  • Facebook
  • Youtube
  • Videos do Youtube

A autonomia na forma

 **Pr. Nilton Santos Curando Feridas Emocionais   Algumas vezes crescer fica muito difícil ...

Parceiro Cenáculo

                 Oração é nosso estilo de vida !     Seja um Parceiro Cenáculo   Solicite o ...

Congresso de Adoraç

DATA 22 a 24 de junho de 2013     22 de Junho ...

Dizimo e Ofertas

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que ...